BlogAdvocacia Hamilton de Oliveira

Seletor de idioma

 

 

 

Todas as grandezas do mundo não valem um bom amigo!” (Voltaire)

Nascido em Campinas, tendo perdido seu pai na infância, Hamilton de Oliveira começou bem cedo a sua luta pela vida, com o apoio e a presença maternal de Dona Margarida.

Na adolescência, já está ele a trabalhar na Prefeitura Municipal, desempenhando no Departamento da Fazenda função ligada a lançamentos de impostos prediais e territoriais urbanos (como que numa premonição de uma futura especialização em Direito Imobiliário)! Trabalha durante o dia, e passa a estudar à noite, em tradicionais estabelecimentos de ensino, primeiramente no “Colégio Estadual Culto à Ciência”, posteriormente no “Colégio Cesário Mota”, onde vem a se formar no Curso Científico.

Na Prefeitura os seus afazeres e experiências vão crescendo gradativamente, e em sua mente vai se desenhando a opção pela futura profissão. De tal sorte que, chegado o momento, nenhuma dúvida: o caminho é a Advocacia! E a Faculdade de Direito da PUC-Campinas estava ali mesmo, na Rua Marechal Deodoro, a pouca distância de sua morada e de seu local de trabalho! O jovem presta o exame vestibular por volta de 1960 e passa brilhantemente, matriculando-se no “Curso de Direito e Ciências Sociais”.

Concomitantemente, tendo feito o alistamento militar obrigatório perante o Exército Brasileiro, e dadas a sua excelente formação escolar e suas perfeitas condições físicas, é selecionado para ingressar no famoso “NPOR – Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva” (o que o obriga a trancar a matrícula na Faculdade de Direito). Após dois anos de árduo aprendizado militar, o moço é declarado Aspirante a Oficial de Reserva, sendo liberado para as suas atividades normais. Reabre então a matrícula na Faculdade, começando efetivamente em 1962 o curso de Direito, no período da manhã, e retoma as suas atividades na Prefeitura, no período da tarde, já então no Departamento Jurídico.

Seguem-se cinco anos de profícuos estudos e trabalhos. Mas, em meio a tudo isso, o rapaz não descuida de sua parte física. Eis que, desde os tempos de menino na “Vila Industrial”, já se destacava como grande jogador nas “peladas” de futebol!... A ponto de fazer testes em clubes profissionais e até ficar um ano no Fluminense do Rio de Janeiro. De volta à terra natal, continua a praticar, jogando e se sagrando seguidas vezes campeão de futebol de campo em Campinas –– juvenil pelo “Mogiana” e amador pelo “Gazeta Esportiva” –– , campeão estadual de futebol-de-salão pelo Tênis Clube de Campinas e campeão de futebol universitário pela Faculdade de Direito da PUC-Campinas!

Sempre jogando na posição de zagueiro central, a comandar a DEFESA de seu time e a exercer em campo a sua LIDERANÇA nata! Frise-se: DEFENDER e LIDERAR sempre foram as suas características marcantes, em quaisquer situações!

Outro destaque de sua personalidade sempre foi a qualidade excepcional de fazer e cultivar amigos! Com seu jeito simples e sincero, com generosidade, lealdade e bom-humor, ao longo do tempo foi granjeando inúmeras e sinceras amizades (até hoje recebe amigos nas manhãs de sábados, para jogar tênis, a sua nova modalidade esportiva, e bater longos papos...).

A par de suas qualidades de caráter e de ser humano, destaque-se também outra virtude notável: com abertura de mente e coração, sempre soube ouvir o interlocutor, analisando cada situação com muito bom senso, fazendo apreciação detalhada e dando a melhor orientação à problemática apresentada! Contudo, agindo com a necessária energia e rigor, nas situações em que pessoas e/ou situações “saem dos trilhos”!...

Foi assim, com todos esses atributos, que ele foi se destacando nos seus estudos e nas suas atividades profissionais. No ano de 1968, há exatos 50 anos, o recém-formado em Direito inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo, sob nº 20.200. Ato contínuo, já passava a exercer a profissão no campo do Direito Imobiliário, atuando como assessor jurídico da “Cohab-Campinas” (empresa de economia mista), e logo após como Diretor de Expediente – Jurídico e Administrativo – da “Cohab-Bandeirante” (sociedade de economia mista intermunicipal). Também prestava assessoria jurídica a empresas da construção civil de grande renome, dentre as quais “BHM”, “ABM” e outras, tornando-se assim um verdadeiro expert em matéria de loteamentos urbanos, condomínios residenciais e questões imobiliárias. Concomitantemente, começou a exercer a Advocacia como profissional liberal, na área do Direito Civil, com destaque para o Direito Imobiliário e de Família.

Foi então que em sua vida surgiu Gitla, com os mesmos princípios de vida e valores morais, coincidentemente também advogada, predestinada a ser a sua fiel companheira, a compartilhar os mesmos sonhos, projetos e ideais, enfim a “tampa da panela”!... Casados em São Paulo, logo vêm fixar residência em Campinas, vindo aqui a nascer os seus três filhos: Fábio, Renata e Alexandre.

Com sua reconhecida competência nas atividades profissionais e com suas virtudes pessoais, Hamilton foi se destacando e paralelamente sendo convocado a desempenhar cargos relevantes no meio social de Campinas, vindo a se eleger como Presidente do Conselho Deliberativo do “Tênis Clube de Campinas” (1977/78/79), Diretor-Presidente da “Sociedade Hípica de Campinas” (1989/90/91) e Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal (1981), na primeira gestão do saudoso Prefeito José Roberto Magalhães Teixeira.

E o escritório de Advocacia, inicialmente instalado no “Edifício Dom Nery” (Av. Francisco Glicério) e após numa sala do “Edifício Cruz Alta” (Rua Barão de Jaguara), foi se desenvolvendo aceleradamente, e em 1996 foi transferido para nova instalação, passando a ocupar todo o 17º andar do “Centro Empresarial do Carmo”, à Rua Sacramento nº 126, ao lado da Igreja do Carmo, onde até hoje está estabelecido.

Os filhos foram crescendo, estudando e se formando em curso superior: Renata em Arquitetura, Fábio e Alexandre em Direito, ambos seguindo as pegadas do pai. E o escritório, que já contava com o apoio de Gitla na parte administrativa e também no campo do Direito de Família, passou a contar com dois modernos e vigorosos dínamos, pois Fábio e Alexandre, a par de competentes e valorosos advogados, trataram de introduzir a indispensável tecnologia de computação eletrônica em toda a sistemática administrativa e processual da instituição.

O escritório passou a ter extraordinária expansão. Em poucos anos, além do Direito Civil em geral, passou a abarcar os ramos do Direito Tributário e do Trabalho (até mesmo com algumas incursões pelo Direito Penal). Novos advogados(as), jovens e brilhantes, passaram a integrar a equipe. O escritório passou a receber estagiários(as) das Faculdades de Direito locais, alguns sendo contratados para integrar o próprio quadro de profissionais, outros sendo aprovados em concursos para a Magistratura e/ou para o Ministério Público! Constituiu-se, assim, uma Sociedade de Advogados, denominada “Advocacia Hamilton de Oliveira – A.H.O.”. Os seus integrantes passaram a ser estimulados com patrocínio e/ou subsídios para cursos e palestras de atualização e aprimoramento jurídico.

Presentemente, neste ano de 2018, a “A.H.O.” está orgulhosamente completando 50 anos de excelente prestação de serviços jurídicos, tornando-se referência na cidade e região de Campinas-SP!

Sempre com respeito às pessoas e com foco nos clientes (pessoas físicas e jurídicas), objetivando obter a melhor solução para as questões e problemáticas apresentadas!

Sempre pautada em elevados padrões éticos, morais e jurídicos!

Sempre com ótimo ambiente de trabalho entre todos os seus advogados e funcionários, que logo assimilam os valores instituídos desde a origem, por aquele que, com têmpera de aço, plantou a semente, colocou o adubo, regou a terra, fêz a árvore nascer, e, com apoio de sua esposa, de seus filhos, e de seus advogados e funcionários, pode agora ver a mesma árvore crescida, altaneira e embelezada por muitos frutos, de diversas cores, matizes e luzes, como que a proclamar, alto e bom som:

–– Aqui se respeita a LEI, o DIREITO e a JUSTIÇA !!!

–– Aqui se pratica uma verdadeira ADVOCACIA !!!

= Reinaldo Federici é Advogado Sócio da “ADVOCACIA HAMILTON DE OLIVEIRA” = (companheiro do homenageado desde o 1º ano de Faculdade, na “Cohab-Bandeirante” e na “A.H.O.”)

Reinaldo Federici

Reinaldo Federici

Associado da Advocacia Hamilton de Oliveira, é advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP) e na Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP).

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), atua no Contencioso Cível em geral e coleciona importantes vitórias junto aos Tribunais.

Dentre vários destaques de seus amplos conhecimentos, longa passagem pela Companhia de Habitação Popular Bandeirante (COHAB BANDEIRANTE) garantiu forte influência junto à área do Direito Imobiliário, onde também foca a sua prática.

reinaldo.federici@aho.adv.br

Pesquisar

Categorias

Leituras recomendadas

 

  • Autores

    Autores

    Sócio da Advocacia Hamilton de Oliveira, é advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP), na Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP) e no Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

    Alexandre Gindler de Oliveira

    Alexandre Gindler de Oliveira

    Leia Mais
  • Autores

    Autores

    Associada da Advocacia Hamilton de Oliveira e advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP) e Seção do Rio Grande do Sul (OAB/RS).

    Bruna Cortellini Bierhals

    Bruna Cortellini Bierhals

    Leia Mais
  • Autores

    Autores

    Advogada associada da Advocacia Hamilton de Oliveira, é inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP).

    Débora Faria Santos

    Débora Faria Santos

    Leia Mais
  • Autores

    Autores

    Sócio da Advocacia Hamilton de Oliveira, é, além de administrador de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP) e na Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP).

    Fábio Gindler de Oliveira

    Fábio Gindler de Oliveira

    Leia Mais
  • Autores

    Autores

    Advogado associado da Advocacia Hamilton de Oliveira, é inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP).

    Gabriel Gallo Brocchi

    Gabriel Gallo Brocchi

    Leia Mais
  • Autores

    Autores

    Advogado da Advocacia Hamilton de Oliveira, é inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP) e membro do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF). Membro e Vice Coordenador do IBEF Jovem do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Campinas (IBEF/Campinas).

    Guilherme Barnabé Mendes Oliveira

    Guilherme Barnabé Mendes Oliveira

    Leia Mais
  • Autores

    Autores

    Advogada associada da Advocacia Hamilton de Oliveira, é inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP).

    Júlia Meirelles

    Júlia Meirelles

    Leia Mais
  • Autores

    Autores

    Advogada Associada da Advocacia Hamilton de Oliveira, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP) e na Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP).

    Juliana de Oliveira Mazzariol

    Juliana de Oliveira Mazzariol

    Leia Mais
  • Autores

    Autores

    Associado da Advocacia Hamilton de Oliveira, é, além de formado em Processamento de Dados e Mecatrônica pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus, advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP) e na Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP).

    Paulo Augusto Rolim de Moura

    Paulo Augusto Rolim de Moura

    Leia Mais
  • Autores

    Autores

    Associado da Advocacia Hamilton de Oliveira, é advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP) e na Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP).

    Reinaldo Federici

    Reinaldo Federici

    Leia Mais
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10

Parceiros

image
image
image
image
image
image